segunda-feira, 24 de março de 2014

Os Caxiados autênticos, documentados com outros nomes

      
 

                                                                                                  QUITÉRIA CAXIADO!  

       Quitéria Alves de Lira, conhecida como Tia Quitéria Caxiado, filha de José Francisco de Azevedo e Maria Adelina da Silva, nasceu em 27 de janeiro de 1883 e faleceu no dia 01 de maio de 1964, com 81 anos.  Quitéria Caxiado casou-se e teve 21 filhos dos quais sobreviveram 13. Antonio, Jota, Natalício, Tona, Severino, Sebastião. Do sexo feminino eram: Adalgisa, Carmem, Dulce, Julia, Maria José e Maria do Carmo. Ela morava na antiga Serrinha do Catimbau, atual cidade de Paranatama, agreste meridional do estado de Pernambuco. Além dos seus filhos, ela também criou sua neta Maria do Socorro Ferreira e também um sobrinho que se chamava José Caxiado e, que na adolescência foi para Brasília, depois para Goiás e posteriormente, Mato Grosso, onde deu origem a família Caxiado “ B “ CURIOSIDADE: Quitéria Caxiado era irmã do meu avô paterno João Caxiado e também mãe do meu avô materno Jota Caxiado, portanto, minha bisavó! No link de textos temos algumas estórias dela. Confira. 



                                                                                    MARIA DO SOCORRO FERREIRA!  

Maria do Socorro Ferreira, filha de Maria do Carmo, nasceu na cidade de Alagoinha – PE em 10 de dezembro de 1946. Ainda criança, com 1 ano e 4 meses, foi para Serrinha de Catimbau, onde foi criada pela sua avó Quitéria. Em 1966, casou-se e no ano seguinte foi para São Paulo. Teve 3 filhos, sendo uma das gestações, um casal de gêmeos. Ela também tem 2 netos. Após 9 anos e 6 meses, separou-se e terminou de criar seus filhos sozinha. No ano de 2015 veio a Paranatama para cuidar de duas tias idosas. Como gratidão, deixou sua casa e afazeres para se dedicar as suas tias por um período de 1 ano e 4 meses. Após o sepultamento das tias, regressou à São Paulo onde atualmente mora. Detalhe: Socorro é prima legítima da minha mãe, e este ano de 2017 esteve aqui no Museu Caxiado para nos conhecer e, na ocasião nos passou importantes informações para o blog da Família Caxiado.
Tita Caxiado 06/10/2017



                                    ***************************************         


                                                                                                             CLAUDEMIR


Claudemir Pinheiro Silva nasceu à 05 de junho de 1980 na cidade de Corbelia, estado do Paraná. Filho de Lupicínio Caxiado da Silva e Sebastiana Maria da Silva, ambos pernambucanos, ele da cidade de Belo Jardim e ela de origem de uma família natural da cidade de Panelas. Claudemir é casado com Roseli Fernandes Morais e tem um casal de filhos, Clodoaldo Fernandes da Silva e Gabriely Fernandes da Silva. Claudemir mora na zona rural da cidade paranaense de Braganey, onde trabalha na agricultura e também cria seus animais.

     A história de Claudemir é idêntica a do seu casal de irmãos Josemir e Marlene. Os três irmãos ficaram órfão de pai, quando ainda eram muito pequenos. Sua infância foi um trajeto de dificuldades e muita luta pela sobrevivência que contou com o apoio de alguns familiares, como seu tio Edson que reside em São Paulo e quê, vez em quando nos informa sobre a trajetória da família e nos conta pelo whatsap, sobre a pessoa trabalhadora, honesta e de bom coração que era nosso parente Lupicínio Caxiado. Claudemir vive na labuta diária do campo, acordando diariamente na madrugada de cada dia, para ganhar o sustento da sua família com muita bravura e honestidade, como todo Caxiado. Nosso primo Claudemir é mais um, entre muitos espalhados por esse Brasil que apesar de ser documentado com outro nome, carrega nas veias o sangue da família Caxiado! Claudemir é um sujeito destemido, honesto, fraterno e bondoso com os seus semelhantes! Simplesmente, um “cabra” que orgulha o nome da família Caxiado.  Observação: para entender melhor, leia a história do seu irmão Josemir.


                                     *****************************************            
                                                                                    

          LETÍCIA E LORRANE

Quando iniciei a criação do blog sobre a família, não imaginava que além das dificuldades, teria grandes surpresas e muitas emoções. Dia 13 de julho de 2017 enviei mensagem a jovem Letícia Torres, agradecendo sua visita a minha página e ao blog da família Caxiado, bem como, um convite para o facebook. A partir de então iniciamos diálogo via whatsap e, uma grande surpresa me levou a uma retrospectiva emocionante, de 5 décadas passadas. Lembranças da minha adolescência, estudando música na cidade do Jaboatão – PE e a convivência com seu avô Cícero Estevam de Almeida, que também é, na realidade, um Caxiado. O que tem de incomum entre eu e esta jovem, é que ela, também como eu, tem interesse em resgatar as origens, dos nossos antepassados. Entre as trocas de informações, importantes para o blog da família, também surgiu uma harmonia especial de parentesco e respeito mútuo entre nós e, então resolvemos que seriamos tio e sobrinha por consideração! E, assim aconteceu! Por consequência, veio também, sua irmã Lorrane, tão amável e carinhosa quanto ela. Então, vamos conhecê-las.




             LETÍCIA TORRES

 Letícia N. Torres Almeida, nasceu em 08 de julho de 1994 na cidade de Caruaru-PE. Filha de Adivanilza V. Torres e André Luis S. de Almeida. Atualmente, faz faculdade de biomedicina e nas folgas, pesquisa sobre seus ancestrais e contribui com informações importantes na construção da nossa árvore genealógica. É uma jovem bonita, estudiosa, educada, atenciosa e muito meiga e que nos dá muito orgulho de ter o DNA da família Caxiado.
                               




                    LORRANE

Lorrane L. Torres Almeida, também pernambucana da cidade de Caruaru, nasceu em 04 de julho de 1995. Irmã legitima de Letícia Torres, com quem mora, trabalha e também faz faculdade de música. Lorrane é uma jovem privilegiada com o dom da arte! É autodidata nos trabalhos manuais de desenho, escultura, criação de indumentária, além da arte musical. Segundo ela mesma, uma das minhas fãs, admiradora da minha arte, motivo pelo qual me sinto lisonjeado e feliz por ter alguém da família que nos valoriza. É uma jovem sensível, amável, educada, atenciosa e sem sobra de dúvidas, talentosa! Portanto, uma criatura que  enriquece a família Caxiado.
                                                    Tita Caxiado,   em 06.10.17.

                               ***********************************
 
         CAXIADOS AUTÊNTICOS

   Ana Maria Araújo nasceu em Saloá a 20 de agosto de 1996. Filha de Tereza Cristina e neta de Donzinha e Luiz Pereira de Araujo, que era conhecido por: Luiz Caxiado.
      Ana tem mais três irmãos, autênticos Caxiados, documentados com outros nomes. Atualmente, ela estuda e mora na cidade Paranatama – PE, que antigamente era conhecida por Serrinha do Catimbal. “Anna Caxiado” é uma jovem bonita, educada e atenciosa, como a maioria das mulheres da nossa família. Com muita simpatia e gentileza, ela se propôs colaborar com a nossa pesquisa, nos enviando novidades sobre a história dos Caxiados. Estou feliz e gratificado pela sua cordialidade e, sobretudo, pela sua amizade e carinho.

                                São Joaquim do Monte, 02 de maio de 2016
                                                            José Caxiado da Silva.


                            ***********************************                

    Árvore genealógica da minha avó Donzinha Caxiado.
Por Ana Maria Araújo (Anna Caxiado)
        Segundo ela conta, sobre nossa origem, que havia um casal por nome, Lucia e Antônio Caxiado, que tive cinco filhos chamados: Lica, Maria, Luiza, João e José. Eles nasceram e cresceram em Lagoinha que antes, pertencia a cidade de Pesqueira. Tempos depois, mudaram-se para diferentes  lugares.  João Caxiado veio morar e trabalhar como delegado de policia de Serrinha, que hoje chama-se  Paranatama, cidade de Pernambuco, próximo a Garanhuns. José Caxiado vivia em constante troca de lugar por ser procurado pela polícia sobre crime cometido. Casou-se com Quitéria Alves da Silva, também de Alagoinha e vieram morar em Serrinha, logo após o episódio do confronto de lampião com João Caxiado. Lampião prometeu voltar para se vingar do então delegado João Caxiado, então João trouxe José para ajudar a defender  o povo do lugarejo, caso Lampião cumprisse a promessa de voltar à  Serrinha. Desde então José Caxiado viveu por 22 anos como foragido da policia, as escondidas, com sua esposa Quitéria Caxiado e seus filhos, Abidon, Sebastião, Maria, Luzia, Dasdores e Donzinha. Pressionados pela policia os filhos tomaram rumos diferentes. Donzinha casou-se com Luiz Pereira de Araújo, que era conhecido por Luiz Caxiado, e também,  perseguido da policia. Donzinha e Luiz eram primos. Ele, filho de Tereza e Manoel Caxiado. O casal teve dois filhos Luiz, que já é falecido e José Caxiado que tem 88 anos e mora na cidade de Garanhuns, onde sempre viveu, trabalhou, criou sua família e é uma pessoa bastante respeitada. Sua mãe Tereza faleceu quando Luiz nasceu e posteriormente, Manoel Caxiado casou-se novamente e teve outros filhos.
Detalhe: Luiz e Donzinha tiveram três filhos, Luiz Antônio (falecido) Cristiane e Tereza Cristina que é minha mãe e de mais três irmãos...!!!
                                                   Anna Caxiado.

                               ************************************


        Neste Domingo, dia 22 de Março, tive o prazer de encontrar, via Facebook, mais um membro da família Caxiado , conhecido como Josemir Ester Pinheiro. Dois dias depois, nos falamos pelo celular e sua história me  comoveu. Segundo ele, a mais de três décadas procura informações que o levasse a encontrar seus parentes. Até onde ele sabe, seus avós paternos chamavam-se Manuel Caxiado da Silva e Maria da Conceição que residiam na cidade de Belo Jardim interior de Pernambuco. No ano de 1970, um dos filhos do casal, por nome Lupicínio Caxiado da Silva, envolveu-se em confusão e por motivo da desavença mudou-se para São Paulo e trocou de nome para evitar constrangimentos. Tempos depois começou um relacionamento com uma jovem paulista de nome Sebastiana Maria da Silva com quem teve três filhos, dois meninos e uma menina. O senhor Lupicínio faleceu quando Josemir tinha apenas 5 anos de idade. Sua mãe mudou-se com as crianças para o Estado do Paraná e perderam o contato com os parentes de Pernambuco. Aos 13 anos Josemir voltou para São Paulo, onde foi morar com um tio com intuito de trabalhar para ajudar sua mãe e os irmãos. Cresceu sem o contato com as origens por parte do pai e durante todo esse tempo sonhava em descobrir algo sobre seus antepassados. Nessa busca incansável, ficou sabendo do meu paradeiro através de um companheiro de uma rádio da cidade de Pesqueira aqui em Pernambuco. E, agora sim, com o desejo dele e o meu interesse em completar minha pesquisa sobre esta família, haveremos de ter um final feliz. Vamos trabalhar e Deus há de nos recompensar.

                                            
                                                                                         Tita Caxiado em 02.04.2015

3 comentários:

  1. estou muito feliz e emocionado, por saber que a historia da minha família esta sendo resgatada desta forma sou militar moro em garanhuns e sou filho de maria caxiado da silva que morava em Paranatama que era conhecida como serrinha onde colocou lampião para corre estou muito feliz

    ResponderExcluir
  2. Olá Amigo! Obrigado pelo seu comentário. Gostaria de ter seu contado para que pudéssemos trocar informações sobre nossos parentes. Faça contato pelo e-mail ou, me encontre no face book. Abraços Tita Caxiado

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde,fazendo Minha arvore da familia,ouvi de uma prima que Minha avo materna, era Irma de Manoel caxiado. Minha avo chamavam se ANGELINA MARIA di Espirito Santo.vivia em Serrinha no inicio de 1900. Se alguem River informacoes agradeco.

    ResponderExcluir