segunda-feira, 24 de março de 2014

Histórias e curiosidades.

O Feiticeiro
Por Tita Caxiado

        Havia um senhor por aquelas bandas, que se dizia dono de poderes de magia negra e um sujeito dos Caxiados, teimou em namorar uma das suas filhas sem o seu consentimento. Então o tal catimbozeiro o ameaçou. Semanas depois o rapaz foi acometido de uma enfermidade que os médicos não conseguiram diagnosticar. Imediatamente, os irmãos do rapaz atribuíram aquele mal as ameaças do feiticeiro e foram cobrar satisfações. Deram uma surra caprichada no dito cujo, e deixaram o aviso: Caso o enfermo morresse ou algo lhe acontecesse voltariam para despachá-lo à “cidade de pé junto”, juntamente com suas “macumbas”.
Detalhe: Isso aconteceu na zona rural da cidade de Venturosa – PE, na década de 50.   

*******
O “isprito” de Biu
Por Tita caxiado

       Na segunda feira José Olegário chegou para trabalhar cheio de hematomas. Interrogado por Job Cachiado confessou que todo final de semana seu irmão Severino enchia a cara de aguardente e um “isprito bagunceiro” se manifestava nele e nesse dia até o pai apanhava do filho “indemoniado”. Então Job prometeu que da próxima vez, iria conversar com o tal “isprito”. Aconteceu que no próximo domingo vieram pedir socorro que o “isprito de Biu” tava matando seu próprio pai. Imediatamente Job pegou uma vara de maria-mole e fez carreira pra lá. Depois de uma boa surra Severino gritou: Pára Job! O “isprito já foi-se!  E eu garanto que ele nunca mais ele “vorta”. Só sei que Severino morreu anos depois e o “isprito” nunca mais atormentou aquela família.
Isso aconteceu na zona rural de Venturosa – PE na década de 70.


       Por Eferson Belido Caxiado     Via e-mail em 24 de março de 2014

"... primo, eu sempre soube que meu avô tinha origem  pernambucana, conforme consta nos documentos dele. Ele mesmo falou que foi criado por uma tia que se chamava Quitéria, veio embora aos 13 anos de idade, para Brasília onde morou um tempo, depois morou em Goiás onde adquiriu muitas terras, por fim, veio para o Mato Grosso onde uma boa parte da família ficou, quero dizer: seus filhos e, assim a família cresceu no MATO GROSSO, GOIÁS E BRASÍLIA e, vocês aí em Pernambuco deram continuidade à outra parte da família. Primo, quando tiver alguma coisa escrita sobre a história da nossa família me envia que quero partilhar de tudo.


                           Tia Quitéria Caxiado: “mulé macho”

Segundo meu primo Eferson, o seu avô contou-lhe uma história engraçada sobre a sua tia Quitéria, (a mulher que criou o seu avô e, que nas minhas pesquisas descobri que ela era irmã do meu avô João Caxiado) Vamos à história.  Ela possuía um bar. “Um boteco ou pega bebo, como chamamos por essas bandas.” Certo dia um sujeito desses gaiatos, pediu uma bebida e ela o serviu! Após beber a pinga, o cara num tom de deboche, falou que a bebida tinha água! Então ela disse que iria lhe mostrar aonde tinha água. Entrou casa adentro, pegou uma espingarda e quando voltou  o cara já a uma certa distância! Aí ela gritou: volta aqui pra dizer que a bebida tem água! Vendo o pau de fogo na mão da velha, “o cabra deu um pinote e uma carreira que o pé batia na bunda.” E, a velha disse, cabra safado procurando encrenca, a gente resolve na bala!"

*******
                                                           Curiosidades

   1.   Dos seis filhos do meu avô João Caxiado da Silva apenas três, tem o nome Caxiado. Um deles é o meu pai, Expedito Caxiado da Silva, o segundo, Jób Cachiado da Silva, que por descuido do escrivão, foi registrado com CHI, ao invés de XI. Por conseqüência, suas filhas Joelma Cachiado  e Jocélia Cachiado também foram vítimas desse lapso do cartório. (Segundo eu soube, que quem sentir-se prejudicado, poderia recorrer em juízo e solicitar a reparação. No caso do meu tio e suas filhas, o CHI continua por acomodação) O terceiro, Severino Caxiado da Silva por motivo da violência desapareceu pras bandas do sul, a mais de 50 anos até a data de hoje. Quanto a mim, tenho cinco filhos, mas todos têm o nome Caxiado com XI. Marcos J. Caxiado da Silva; Marx Caxiado da Silva; Francisco Lacerda Caxiado; Josy Lacerda Caxiado; e, Jully Lacerda Caxiado. Os netos são sete. Carla Michelli Caxiado; João Victor Batista Caxiado; Marcus Vinícius Batista Caxiado, Matheus Pietro Caxiado, Maria Eduarda Lacerda Caxiado, (Apelido: Duda Caxiado) Bruna Lacerda Caxiado e, Luisa Caxiado.

  2.   Duas irmãs do meu pai, Carminha Caxiado da Silva constava no documento, Maria do Carmo da Silva Oliveira. Alice Caxiado da Silva, também abortou o nome por conta do seu marido, que era primo e também Caxiado de raiz, mas tinha o nome de José Estevam de Almeida. Por consequência os seis filhos do casal têm o nome do pai.
  
    3.   Outra curiosidade.

 Houve muitos casamentos de primos com primas e, ao contrário do que se prega, todos os filhos, nasceram saudáveis e inteligentes.
  
                              

2 comentários:

  1. Quero descobrir quem é a mãe ou pai de minha bisa Luiza caxiado do nascimento que nasceu em 1913 no Ceará se você souber ajudar

    ResponderExcluir